A história que você se conta


Histórias são uma maneira pela qual fazemos sentido das coisas. Entendemos o mundo ao nosso redor, as pessoas, as coisas, os eventos e a nós mesmos por meio de histórias.
As histórias que nossos pais nos contaram, aquelas que o nosso patrão nos conta, as que o namorado(a), ou marido/esposa usam para explicar seu amor, e as que o próprio Deus usa para nos ensinar — todas nos trazem algum entendimento sensato.

Histórias são instrumentos de comunicação, mas também são muito mais que isso. Elas carregam sentidos, emoções, fé, fatos, ilusões, motivações e muitas outras coisas — dependendo do tipo da história.
Mas uma das histórias mais importantes é aquela que você conta a si mesmo. É a história de quem você é, porque é assim, de onde vem e para onde vai, seus segredos e crenças, e tudo o que lhe define como pessoa.
Todos contamos nossa história a nós mesmos, quase todos os dias. Quando você olha para um livro interessante e ouve a sua própria voz dizendo na sua cabeça: “Você não gosta de ler”, você está contando um pouquinho da sua história a si mesmo. “Ler não faz o seu tipo, você nunca foi de ler livros na escola. Você não gosta de ler.” E esta pequena história define quem você é, e o que vai fazer a respeito daquele livro. Imediatamente, para não contrariar a história, você deixa o livro para lá e nem mais pensa em lê-lo. A história se perpetuou.
Como você já deve ter percebido, ao longo dessas linhas, as histórias que você conta a si mesmo são muito poderosas. Elas definem seu caráter e comportamento. Consequentemente, elas definem a sua vida. O segredo, então, é decidir a sua história. Afinal, algo tão poderoso não pode ser deixado ao acaso ou à mercê de seus medos, complexos e preconceitos sobre si mesmo.
Se você quer ser uma pessoa de sucesso, tem que passar a contar a si mesmo sua história de sucesso.
“Você é uma pessoa que não aceita fracasso, só o sucesso.”
“Você nasceu para vencer.”
“Deus quer que você tenha sucesso” — e assim por diante.
As histórias que você se conta, sobre si mesmo, define o seu futuro.
Que tipo de futuro você quer?
Comece a construí-lo agora com as histórias, sobre si mesmo, que lhe mobilizarão para realizá-lo.
“De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome.” — Deus mudando a história de Abraão, muito antes de ela se realizar. Gênesis 12.2
Escreva abaixo uma nova história que você passará a contar a si mesmo, a partir de agora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que significa uma guirlanda em sua porta?

O mel, o leão e o enigma de Sansão!

Ninguém conhece a sua dor.